sexta-feira, 1 de maio de 2015

Zadar e Plitvice Lakes

Atrasada de novo... claro! A época de posts todo domingo já passou... hahahaha

Passamos uma semana em Zadar. A cidade é uma graça! Na verdade a parte velha né... porque o resto, é cidade normal... prédios, casas e comércio... O apartamento que eu aluguei estava em excelente localização, dez minutos a pé do centro. Isso é uma coisa que agora estou ficando de olho na hora de alugar apartamentos. Em Split foi a mesma coisa. Existe a "Old Town", que é onde o agito acontece, onde estão os pontos turísticos, etc. E existe a parte nova. Dependendo do tamanho da cidade, pra chegar da parte nova até o centro você precisa de ônibus, e se fizer os cálculos, no final das contas, pegar ônibus para ir e voltar todos os dias acaba compensando pagar um pouquinho mais caro e tentar ficar perto do centro. 

Tivemos muita, mas muita dificuldade para achar um lugar para tosar o Johnnie. Eu sei que existe um Pet Centar em Zadar, mas eles não fazem tosa, então tive que procurar horrores, até achar um pet shop/veterinária, escondido no final de uma rua na parte nova. Tive que ir de táxi porque não tinha ônibus para lá. Bom, fica aqui a dica, se você estiver em Zadar, pode procurar esse lugar. Mesmo longe, vale a pena. O médico é o dono do lugar e a simpatia em pessoa!

O centro velho tem muita coisa para ver, e você vai descobrindo aos poucos. Detalhe: a maioria dos lugares, como igrejas e museus, abre das 9:00 até meio dia e depois só das 15:00 as 19:00. E eles fecham mesmo! Um dia estava tentando entrar numa igreja e o cara foi fechando a porta na minha cara. Mas todos eles são muito simpáticos e, incrivelmente, tem mais gente falando inglês em Zadar que em Zagreb!





Esse barquinho faz o transporte pra quem tem preguiça de andar até a ponte e atravessar a pé!

Em Zadar fica também o "Sea Organ". E a música que ele faz é incrível. Nós passamos todas as tardes sentados lá, escutando o som e aproveitando a vista. Fiz um video pra mostrar.

Eu fui em todas as igrejas e museus de Zadar, exceto o arqueológico porque não deu tempo, e a exposição que eu mais gostei foi a de arte sacra na St. Mary´s Church (Crkva sv. Marije). Infelizmente não dá pra tirar foto da exposição... Mas você fica de queixo caído com coisas do século IX!!! 

Esses são os dois tíckets dos lugares que, para mim, são "must see" em Zadar. A vista do alto da torre é maravilhosa! E eu dei a sorte de estar lá em cima bem na hora que os sinos começaram a bater!!!



A igreja que eu achei mais linda, mesmo sendo pequena, foi a de St. Simeon. Fotos também não são permitidas e o padre fica lá dentro fazendo "shhhhh" para os turistas sem educação que entram falando alto. Existe, no altar, uma escultura de dois anjos carregando uma arca, que imagino, ser dos ossos de São Simão. E aqui vai uma percepção minha... Eu achava que só os apóstolos eram santos... mas na exposição de arte sacra descobri que existem váaaarios outros. E infelizmente, mas infelizmente mesmo, em nenhum lugar, nem na igreja, nem na exposição, existem explicações sobre os santos, ou sobre os objetos. Somente de quando são datados e por quem foram feitos.


O Johnnie fez o primeiro passeio de barco dele. E se saiu muito bem!!! Fomos conhecer o Parque Kornati (que na verdade são várias ilhas).





O passeio foi legal... tirando o fato que 97% das pessoas no barco faziam parte da mesma excursão de austríacos... que tinha até uma banda típica... e bebiam whisky da garrafa as 9 da manhã... e não se entendia nada mais do que falavam as 11...
O Johnnie curtiu horrores... o parque... o barco, não muito... mas por causa da barulheira da banda.... Ele cismou com a espuma no lago... tão bonitinho ele latindo pra espuma... hahahahah... filmei claro!

No dia seguinte eu fui sozinha para os lagos Plitvice. Acabei não fazendo esse passeio a partir de Zagreb mas deu na mesma... o tempo de viagem de Zadar até lá é igual. E vou dizer que o lugar é lindo mesmo... Eu vi as fotos e decidi conhecer. E o passeio valeu cada minuto! Tenho muita vontade de voltar no inverno porque ver os lagos congelados deve ser maravilhoso! Bom, momento fica a dica: não é um lugar para levar seu cachorro, a não ser que ele seja grande... e mesmo assim... todo o passeio é feito em cima de pontes feitas de tábuas de madeira, ou seja, a pata do seu cachorro vai enfiar no meio de uma delas com certeza! Fora que não existe nenhuma espécie de proteção, então se alguém passar e te empurrar... já era! água com certeza! hahahaha Eu vi um casal chegando com um pug e um buldog francês... e saíram carregando os cachorros nos braços!
Bom, as fotos falam por si só!








No passeio conheci um casal de americanos, que moram na Alemanha, Bob e Paty, e um garoto da Bélgica, Filippo. Gente boa demais todos eles. E no final do dia fomos conhecer outro ponto turístico de Zadar, pertinho do Sea Organ. Chama "Greetings to the sun".




 E foi isso aí gente. Zadar ficou pra trás. Agora estamos em Split, nos preparando para partir, de ferry, para a ilha de Brac, praia de Bol. Domingo conto mais novidades!



3 comentários: